quinta-feira, 12 de junho de 2008

Economia da Suécia

A Suécia tem uma economia de mercado desenvolvida e amplamente baseada nos setores de serviços, indústria pesada e comércio internacional. O produto nacional bruto tem crescido mais rapidamente do que a população, e a renda per capita está entre as mais altas do mundo. A maioria das empresas suecas é de propriedade privada. A Suécia também enfrentou problemas de competitividade que levaram suas indústrias a investir mais no exterior do que no próprio país. A maioria das grandes indústrias suecas são transnacionais e algumas empregam mais pessoas no exterior do que na Suécia, onde os custos de produção são muito altos. Agricultura, pecuária e pesca.
A agricultura representa menos de quatro por cento do produto interno bruto e emprega um percentual equivalente de mão-de-obra. As culturas mais importantes são trigo, cevada, aveia, batata e beterraba, e o rendimento agrícola sueco está entre os mais altos do mundo. A criação de gado (principalmente suíno e bovino) e a produção de leite é altamente desenvolvida.
A pesca é um setor pequeno da economia sueca. Por acordos internacionais, o país perdeu algumas de suas áreas pesqueiras tradicionais no mar do Norte. Pesca-se arenque, bacalhau, linguado, cavalinha, salmão, camarão e lagosta. Göteborg é o principal porto e mercado pesqueiro. Extrativismo vegetal.
A madeira é uma das grandes riquezas da Suécia. As áreas florestais produtivas cobrem mais de dois terços do país e pelo menos metade dessas áreas pertence à iniciativa privada. A exploração das florestas suecas está cuidadosamente regulamentada por lei. Além dos produtos tradicionais -- madeira, polpa e papel --, a extração vegetal interessa à produção de raiom, plásticos, tintas, resinas e terebintina.

Nenhum comentário: