quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aspectos políticos dos EUA


Os Estados Unidos são uma República Federal Presidencialista. No nível federal, o principal oficial do Poder Executivo do país é o Presidente, eleito por um colégio eleitoral. O candidato à presidência que obtém a maioria dos votos do colégio eleitoral em uma dada eleição presidencial é o vencedor desta eleição.
O
Poder Legislativo americano é exercido pelo Congresso, composto pela Câmara dos Representantes e pelo Senado. Cada Estado tem direito a dois senadores e a um número de representantes proporcionais à sua população. O Poder Judiciário pertence aos tribunais federais, dos quais a maior é a Suprema Corte. Cada Estado possui direito a um certo número de votos no colégio eleitoral (que é proporcional à sua população).
Regime: república presidencialista. Divisão administrativa: 50 Estados e o distrito de Columbia. Territórios: Guam, Ilha Wake, Ilhas Marianas do Norte, Ilhas Virgens Americanas, Porto Rico, Samoa Americana. Chefe de Estado e de governo: presidente Bill (William Jefferson) Clinton (desde 20/1/1993). Regime partidário: pluripartidarismo; principais partidos: Republicano, Democrata. Legislativo: bicameral – Senado, com 100 membros (2/3 para mandatos de 6 anos e 1/3 para 2 anos), e Câmara dos Representantes, com 435 membros eleitos para mandatos de 2 anos, ambos por voto direto. Constituição em vigor: 4/3/1789 (27 emendas).

Nenhum comentário: