quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aspectos Políticos da Suécia

A Suécia é uma monarquia constitucional parlamentarista, sendo que o poder do rei foi paulatinamente reduzido. A constituição de 1974 restringiu a atuação da realeza a funções cerimoniais, mas o rei conserva ainda a função de chefe de Estado. A sociedade e a opinião pública sueca nunca expressaram um forte desejo pela instalação de uma república, porém o Partido Social-Democrata e o Partido de Esquerda mantêm, em suas propostas políticas, a abolição da monarquia. A Suécia é uma monarquia constitucional. Enquanto Chefe do Estado, o Rei desempenha hoje funções meramente protocolares. O poder executivo é exercido pelo Governo (Regeringen), que é responsável perante o Parlamento (Riksdag). O Riksdag unicameral foi introduzido em Janeiro de 1971 e é composto por 349 deputados eleitos por sufrágio universal por um período de quatro anos, segundo o sistema de representação proporcional. O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente do Riksdag, sendo essa nomeação posteriormente ratificada por toda a Assembleia. O país está dividido em 24 distritos e 286 municípios. Tanto os distritos como os municípios dispõem de conselhos eleitos por sufrágio universal. O direito de voto é exercido na Suécia a partir dos 18 anos e a participação eleitoral é tradicionalmente muito elevada, situando-se entre 85 e 90%.


Poder legislativo: O Parlamento Sueco (
Riksdag) era bicameral até 1970, quando foi instituída uma única Câmara com 349 membros eleitos. As eleições gerais ocorrem a cada quatro anos, no terceiro domingo do mês de setembro. Para um partido político conquistar uma cadeira no Parlamento, precisa obter mais de 4% do número total de votos na eleição, ou 12% dos votos numa região eleitoral.
Partidos: O país conta com o
Partido Social Democrata, os Moderados, o Partido Popular - Os Liberales, os Democratas Cristãos, o Partido da Esquerda, o Partido do Centro e o Partido Ambiental - Os Verdes. Há também partidos de extrema-direita que têm ganhado uma certa popularidade. O Partido Democrata Sueco (Sverigedemokraterna) conseguiu eleger vários representantes nas eleições locais principalmente no sul da Suécia.

Nenhum comentário: